Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Governo recupera floresta perdida

Portugal foi o único país da UE a perder mancha florestal.
João Tavares 22 de Março de 2016 às 12:36
Capoulas Santos defendeu a elaboração do cadastro das florestas
Capoulas Santos defendeu a elaboração do cadastro das florestas FOTO: Mariline Alves
Portugal foi o único Estado-membro da União Europeia a perder zona florestal. Uma tendência que o Governo quer inverter, tendo já traçado uma meta. "Numa década, queremos recuperar 150 mil hectares de floresta perdidos nos últimos 10 anos", disse o ministro Capoulas Santos, no Dia Internacional das Florestas, que se assinalou ontem.

O titular da pasta da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural disse que os portugueses podem começar a olhar de forma diferente para a floresta. "Temos todas as condições e um enorme potencial por explorar. As florestas têm um grande peso na criação de riqueza e de emprego, bem como nas exportações."

Capoulas Santos frisou que a "elaboração do cadastro das florestas está no centro das preocupações" do Governo. Os 500 milhões de euros que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Rural – até 2020 – vão ser usados em parte para resolver os problemas da floresta.

O Ministério da Agricultura irá também patrocinar o Prémio Floresta e Sustentabilidade, instituído pela Associação da Indústria Papeleira, que conta com a parceria do CM.
Ver comentários