page view

Artigo exclusivo

Graça Freitas infetada por Covid-19 durante reunião com médicos

Dor de garganta revela infeção de diretora-geral de Saúde. Contágio ocorreu em trabalho.

03 de dezembro de 2020 às 01:30

1 / 2

Graça Freitas
Logo Premium CM

Perante a sintomatologia compatível com a infeção, Graça Freitas terá contactado a ministra da Saúde, Marta Temido. “Foi seguido o protocolo: a ministra acionou diretamente o Instituto Nacional de Emergência Médica [INEM] para fazer a recolha do material biológico da doutora Graça o mais rapidamente possível para que pudesse ser enviado para o Instituto Ricardo Jorge [Insa] e determinados outros rastreios mediante o resultado”, conta ao CM fonte envolvida do processo.

Graça Freitas esteve com membros do Ministério da Saúde, na sexta-feira, já depois da reunião onde terá acontecido o contágio da diretora-geral da Saúde. Por esta razão, a ministra e os dois secretários de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e Diogo Serra Lopes, foram testados, durante a noite de terça-feira, nas respetivas casas. O Insa manteve uma equipa a trabalhar durante a noite para garantir a máxima rapidez na realização das análises. Os resultados foram conhecidos à hora de almoço de quarta-feira.

“Os governantes do Ministério da Saúde realizaram teste de rastreio à Covid-19 ontem [terça-feira] à noite, dia 1, na sequência de identificação de contacto com a diretora-geral da Saúde e não foram considerados contactos de alto risco pelas autoridades de saúde”, pode ler-se no comunicado. Quer isto dizer que nenhum dos governantes terá de ficar em isolamento.

Graça Freitas está a cumprir isolamento, em casa, assim como mais dois funcionários da DGS que também testaram positivo. O CM questionou diretamente a diretora-geral da Saúde sobre quais os sintomas, assim como a sua evolução clínica, mas Graça Freitas diz preferir “manter reserva”. Mostra-se, porém, positiva e agradece o apoio e “votos de melhoras”. Em comunicado, a DGS esclarece que, além dos três positivos, há sete funcionários em isolamento profilático.

Testa negativo e participa reunião

Depois de ter testado negativo, a ministra da Saúde, Marta Temido, participou, presencialmente, na reunião com a ‘task force’ criada pelo Governo para definir o plano de vacinação contra a Covid-19.

Equipa de testes para altas individualidades

Os testes à Covid-19 realizados à diretora-geral da Saúde e membros do Ministério foram feitos por um grupo de profissionais, pertencentes ao INEM, destacados para testar altas individualidades.

Lacerda Sales faz teste em Leiria

Todos os governantes foram testados nas respetivas casas, incluindo António Lacerda Sales. A equipa viajou até Leiria para fazer a análise ao secretário de Estado adjunto e da Saúde.

Motoristas e família testados à Covid-19

Os respetivos motoristas e família dos governantes e de Graça Freitas também fizeram teste. Jorge Simões, marido de Temido e antigo presidente do Conselho Nacional de Saúde, testou negativo.

Fumadora durante mais de 20 anos

Maria Freitas nasceu em Angola, a 26 de agosto de 1957 (63 anos). Começou o curso em Luanda, tendo terminado a licenciatura na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Sempre dedicada à Saúde Pública, teve uma breve passagem por Macau, no início dos anos 90. Em 1996 começou a coordenar o Programa Nacional de Vacinação. Assumiu a pasta de diretora-geral da Saúde em 2017, sucedendo no cargo a Francisco George. Foi fumadora durante mais de 20 anos.

Rui Portugal assume cargo de autoridade de Saúde Nacional

Depois de ter sido pública a infeção pelo novo coronavírus de Graça Freitas, Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, é quem irá assumir a função de autoridade de Saúde Nacional durante os próximos dias - pelo menos, até que a diretora-geral se mantenha isolamento. Ao ‘Observador’, Rui Portugal acrescentou que está em curso uma "avaliação global de toda a situação e dos contactos que foram feitos" com Graça Freitas.

Regras sanitárias da Festa do Avante arrancadas a ferro

Foi um dos momentos mais difíceis vividos pela diretora-geral da Saúde ao longo de toda a crise pandémica: a questão era simples, como vai ser a Festa do Avante?, mas a resposta permanecia no segredo dos deuses. Nem Marcelo Rebelo de Sousa a conhecia. E foi preciso o Presidente da República indignar-se para Graça Freitas abrir o jogo, para dizer que foi adotado o mesmo princípio aplicado à ocupação das praias.

PORMENORES

Freitas venceu cancro

Graça Freitas enfrentou um cancro nos últimos anos. Conseguiu vencê-lo e deu a cara por inúmeras campanhas de sensibilização para a doença oncológica. O cancro, associado ao facto de ser ex-fumadora (deixou os cigarros há 2 décadas), durante anos, e o vício do café, poderá significar maior risco na recuperação por Covid-19 da diretora-geral da Saúde.

Fã de jardins e de flores

Se a família de Graça Freitas tivesse terras, a atual diretora-geral da Saúde não se teria dedicado à medicina, mas sim, à agricultura, assume a própria. Por várias vezes, já admitiu que se dedica a jardins caseiros, camélias e orquídeas, as favoritas. Gosta de visitar estufas e jardins por todo o Mundo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8