Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Greve de professores na Suíça mantém-se após reunião no instituto Camões

O pré-aviso de greve dos professores do EPE na Suíça foi entregue às autoridades portuguesas pela Fenprof.
13 de Maio de 2015 às 16:13
O secretário-geral da Fenprof Mário Nogueira
O secretário-geral da Fenprof Mário Nogueira FOTO: João Relvas/Lusa

Os sindicatos decidiram esta terça-queira manter a greve na Suíça dos professores do ensino do português no estrangeiro (EPE), marcada para 23 de maio, após uma reunião com o instituto Camões, disse o secretário-geral da Fenprof.

"A greve dos professores na Suíça não só se vai manter, vai manter-se e até ganha mais razões para que se faça e para que seja uma grande greve", disse à Lusa o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, Mário Nogueira.

O pré-aviso de greve dos professores do EPE na Suíça foi entregue às autoridades portuguesas pela Fenprof e por um afiliado desta, o Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE), na sexta-feira.

O Banco Nacional suíço (BNS) decidiu em janeiro abolir a taxa de câmbio mínima do franco suíço face ao euro (1,20 francos por euro), em vigor desde setembro de 2011 e eixo principal da política monetária suíça há mais de três anos, e baixou diversas taxas de juro.

Segundo os sindicatos, os professores do EPE estão a passar grandes dificuldades na Suíça devido à esta medida, já que as perdas salariais devido ao câmbio entre euro e franco suíço chegam até aos 20 por cento.

De acordo com a Fenprof, nesta reunião com os responsáveis do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua - que gere o EPE no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) - ficou a saber-se da existência de um projeto de decreto-lei na Secretaria do Orçamento que visará aprovar uma solução específica para os trabalhadores na Suíça, docentes e outros trabalhadores - cerca de duzentas pessoas - mas que se encontra a aguardar o aval do Ministério das Finanças.

Suíça instituto Camões Mário Nogueira Sindicato dos Professores no Estrangeiro Camões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)