Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Gripe é emergência nacional nos EUA

A epidemia de gripe A levou o presidente norte-americano, Barack Obama, a declarar a doença como uma emergência nacional, autorizando o secretário de Estado da Saúde a suspender os regulamentos federais e a acelerar os tratamentos para milhares de pessoas infectadas. O objectivo da declaração de emergência é afastar a burocracia e facilitar o acesso dos doentes aos tratamentos e cuidados médicos. O director dos centros federais de controlo e prevenção de doenças, Thomas Frieden, lamentou a lentidão na entrega das vacinas.
25 de Outubro de 2009 às 00:30
A prevenção do vírus H1N1 centra-se na distribuição de máscaras e kits de lavagem e desinfecção de mãos
A prevenção do vírus H1N1 centra-se na distribuição de máscaras e kits de lavagem e desinfecção de mãos FOTO: d.r.

Em Portugal, já estão distribuídas pelos centros de saúde e hospitais 54 mil doses de Pandemrix, a vacina produzida pela Glaxo-SmithKline, que começam a ser administradas amanhã. Na campanha de vacinação, os primeiros a vacinar são os profissionais de saúde e as grávidas. Os titulares de órgãos de soberania do Estado, como o primeiro-ministro, o Presidente da República e o presidente da Assembleia da República deverão ser vacinados até ao fim do mês.

Ontem, o director-geral de Saúde, Francisco George, afirmou que uma equipa de médicos irá ao Palácio de Belém para administrar a vacina e que a Assembleia da República vai identificar quais os deputados que pretendem ser vacinados. A vacinação não é obrigatória em Portugal e até 18 de Outubro registaram-se 20 mil casos de gripe A no País.

As pessoas que façam parte dos grupos prioritários – onde se incluem os profissionais considerados imprescindíveis por empresas de áreas como os Transportes, Telecomunicações ou Serviços de Água, Gás e Electricidade – têm de contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou o médico de família antes de se dirigirem ao centro de saúde ou hospital. A vacina deverá ser administrada a grupos de dez pessoas de cada vez, pois cada frasco de Pandemrix dá para dez doses e tem de ser administrado em 24 horas após a abertura da embalagem.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)