Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Guiné-Conacri anuncia vacina contra o ébola

"Totalmente eficaz" contra a doença.
31 de Julho de 2015 às 13:24
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan FOTO: EPA
Uma vacina experimental contra o vírus ébola revelou-se 100% eficaz após testada em mais de quatro mil pessoas contagiadas na Guiné-Conacri, anunciou esta sexta-feira a Organização Mundial de Saúde.

"Uma vacina eficaz contra o vírus do ébola encontra-se [agora] disponível a nível global", lê-se no comunicado divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica "um avanço muito promissor".

Os primeiros resultados publicados na revista científica do Reino Unido, The Lancet, revelam que a vacina VSV-ZEBOV demonstrou uma eficácia de 100% durante os dez dias seguidos em que foi aplicada numa pessoa não contagiada, mas a coabitar com pessoas infetadas, salienta o documento.

Os resultados iniciais são "animadores" e "promissores" e sugerem que a dose pode ajudar a trazer um fim à epidemia no oeste africano, disse esta sexta-feira a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

A vacina foi desenvolvida pela Agência de Saúde Pública canadiana (PHAC, na sigla inglesa) e a licença foi registada pelos laboratórios norte-americanos Merck e NewLink Genetics Corp.

O teste foi conseguido devido a uma grande cooperação internacional que envolveu a OMS e especialistas da Noruega, França, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Guiné-Conacri.

Guiné-Conacri Organização Mundial da Saúde ébola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)