Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Há estratégias simples para garantir que fica sempre bem nas fotografias. Conheça cinco dicas

Pequenas alterações podem fazer a diferença no momento de tirar uma fotografia.
31 de Dezembro de 2018 às 14:20
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica
máquina fotográfica
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica
máquina fotográfica
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica
máquina fotográfica
Máquina fotográfica

Quem não gosta de registar os momentos mais felizes vividos com as pessoas queridas, mesmo fora de datas especiais? Os telemóveis e as redes sociais fizeram das fotografias cada vez mais uma constante na vida de todos, o que antes acontecia apenas em momentos solenes, agora faz parte do quotidiano.

No entanto, muitas vezes a câmara não é amiga e o que era para ser uma linda memória acaba por não sair tão bem e gerar alguns desgostos. A boa notícia é que existem pequenas estratégias que funcionam para que todos possam ficar bem nas fotografias.

Conheça-se bem
Um dos truques para uma boa fotografia é conhecer bem o próprio rosto e corpo para usar isso a seu favor. Por exemplo, se tira a ‘selfie’ de cima, o queixo parece mais fino e a testa parece maior, enquanto a foto de tirada de baixo deixa o rosto mais redondo, mas faz a pessoa parecer mais alta se for uma imagem de corpo inteiro. Escolha o que quer realçar e descubra o melhor ângulo para fazê-lo.

Olhos vermelhos? Nunca mais
Uma dica simples, mas que faz toda a diferença, é não ter os olhos vermelhos muitas vezes provocados pela reação ao flash. A melhor estratégia é desviar o olhar um pouco para cima da lente e um pouco para a direita ou esquerda do flash, evitando também os olhos fechados.

Corrija a postura
Pode ser que no dia-a-dia não repare, mas uma má postura fica muito evidente nas imagens. As fotografias realçam os ombros curvados ou a inclinação do pescoço para a frente, deixando-nos 'piores'. Antes do fotografo disparar, lembre-se de colocar os ombros para trás e esticar o pescoço para cima.

Cabelos
Lisos, encaracolados ou ondulados, todos os cabelos ficam bonitos nas fotografias. O que não fica bem são aqueles fios de cabelo isolados que insistem em aparecer como se tivessem vontade própria e que não tornam a imagem mais bonita. Diariamente não nos apercebemos deles mas a luz e sombra usados na fotografia faz com que fiquem visiveis, o que não é bonito.

Treine o sorriso
Sim, leu bem. Cada pessoa tem um sorriso especial. Há quem prefira mostrar os dentes, outros apenas inclinam os lábios ligeiramente e ainda há quem prefira ficar sério 'para a foto'. Descubra o que lhe fica melhor e treine em frente ao espelho. Pode parecer rebuscado, mas vai ser muito benéfico no momento em que a fotografia for tirada, parecendo mais natural.
artes cultura e entretenimento ciência e tecnologia questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)