Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Há mais famílias a pedir ajuda à Cáritas

Pedidos de ajuda das famílias portuguesas à Cáritas teve aumento de 20%.
17 de Novembro de 2013 às 15:37
Cáritas, ajuda, famílias, crise, alimentos
Cáritas, ajuda, famílias, crise, alimentos FOTO: Rui Miguel Pedrosa / Correio da Manhã

As Cáritas diocesanas não conseguem dar resposta a todos os pedidos de ajuda, revelou este domingo, em Fátima, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, adiantando que os atendimentos aumentaram 20 por cento no último ano e muitos são de famílias da classe média alta, também atingidas pelo desemprego.

“Há um novo perfil da pobreza e nesta crise até foi atingida uma faixa da classe média alta, que geralmente passava ilesa, sobretudo pessoas de profissões independentes e que viram gorados os seus negócios”, explicou ao CM Eugénio Fonseca, adiantando que “o desemprego é a causa fundamental do empobrecimento” das famílias.

Atenta a esta nova realidade, a Cáritas aprovou, em Conselho Geral, o plano estratégico para o próximo triénio, em que um dos principais focos é a criação ou reforço de grupos de ação social,  nas paróquias, preparados para “responder aos desafios e exigências deste tempo”.

Sem conseguir dar resposta a todas as solicitações, a Cáritas conta com “a generosidade do povo português”, nomeadamente na adesão à campanha “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz”, que foi lançada ontem, na missa das 11h00, celebrada na Basílica de Nossa Senhora da Trindade. D. Augusto César, que presidiu, apelou aos fiéis para “acenderem uma vela na noite de Natal e a luz há de espalhar-se pelo País e apelar à caridade, um gesto que muitos portugueses esperam”.

No ano passado, a campanha “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz”, consubstanciou-se na venda de 460 mil velas a um euro cada.

Também no ámbito da solidariedade, foi aberta uma conta bancaria, para recolha de donativos, para apoiar o povo das Filipinas, cujas vitimas serão lembradas na missa que o presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, celebra na próxima quinta-feira, em Lisboa.

Cáritas ajuda famílias crise alimentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)