Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Há 35 mil empregos de construção em risco

Associação dos Industriais da Construção Civil alerta para riscos.
23 de Fevereiro de 2016 às 15:06
Estão em risco este ano 35 mil empregos e 8.500 empresas do setor da Construção Civil
Estão em risco este ano 35 mil empregos e 8.500 empresas do setor da Construção Civil FOTO: Istockphotos

O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Reis Campos, alertou esta terça-feira estarem em risco este ano 35 mil empregos e 8.500 empresas do setor se este não for "olhado de forma diferente" pelo Governo.

Afirmando que estava "convencida" que, depois de em 2015 o setor ter atingido "o culminar de uma crise grave", 2016 "ia ser um ano de estabilização", a associação patronal lamenta que o Orçamento do Estado para 2016 "não traga nada de bom para o setor, para as empresas e para os trabalhadores", porque "não insere de nenhuma forma o investimento público de que o país e o setor precisam".

Considerando estar-se "perante uma situação em que não há definição das obras para este ano", o líder da AICCOPN denuncia que são lançados concursos públicos, "mas metade desses concursos não são adjudicados", pelo que se está apenas "a perder tempo e dinheiro e a criar expectativas".

Por outro lado, a associação defende que "o setor não pode estar sujeito à indiferença em relação ao investimento estrangeiro", assegurando que "há investidores que pretendem investir no imobiliário em Portugal, mas o país não dá resposta", levando-os "a escolher outros países para fazer os seus investimentos".

Já o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, alertou que a conclusão próxima de várias grandes obras - como os túneis do Marão e as barragens de Salamonde e da Venda Nova - se traduzirá na perda de "7.000 postos de trabalho num espaço de cinco meses".

Contudo, sustentou, "é possível inverter esta situação" se avançarem propostas há muito reclamadas pelo setor, como a aposta na requalificação urbana e em obras públicas de requalificação de hospitais, escolas e via férrea.

Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Reis Campos construção e obras públicas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)