Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Hemodiálise: Corte nas comparticipações

O Ministério da Saúde vai reduzir a comparticipação a pagar pelas sessões de hemodiálise realizadas nos centros extra-hospitalares ou no domicílio, foi esta terça-feira publicada no Diário da República.

23 de Agosto de 2011 às 13:06
Ministro da Saúde, Paulo Macedo, determinou cortes
Ministro da Saúde, Paulo Macedo, determinou cortes FOTO: Vasco Neves

A partir de 1 de Setembro, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai pagar pela hemodiálise com acessos vasculares 470,09 euros e sem acessos vasculares  450,68 euros.   

Para as entidades convencionadas os preços entram em vigor a 1 de Janeiro do próximo ano para as sessões de diálise realizadas pelos estabelecimentos  e serviços integrados no SNS, acrescendo aos valores a pagar no âmbito do  contrato-programa.  

O despacho determina também que o preço a pagar por sessão de diálise no âmbito das convenções para a prestação de cuidados de saúde na área da diálise é de 114,79 euros.  

O despacho alega que o memorando de entendimento assinado com a "troika"  obriga a uma "redução em pelo menos 10% da despesa global (incluindo taxas)  do Serviço Nacional de Saúde com entidades privadas que prestem serviços  de meios complementares de diagnóstico e terapêutica ao SNS até ao final  de 2011 e de 10% adicionais até ao final de 2012.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)