Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Já foi administrada a primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal. Veja o vídeo do momento histórico

Primeiro vacinado foi António Sarmento, diretor do Serviço de Doenças Infecciosas, no Hospital de São João no Porto.
Correio da Manhã 27 de Dezembro de 2020 às 10:08
A carregar o vídeo ...
Primeiro vacinado foi António Sarmento, diretor do Serviço de Doenças Infecciosas, no Hospital de São João no Porto.
Já foi administrada a primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal. O primeiro vacinado é António Sarmento, de 65 anos, diretor do Serviço de Doenças Infecciosas, no Hospital de São João, no Porto. Neste arranque esteve presente a ministra da saúde, Marta Temido, e também a enfermeira que administrou a vacina a António Sarmento, Ana Isabel Ribeiro.

"Estou confiante e com esperança", disse o diretor do serviço de doenças infecciosas após receber a vacina. Também a enfermeira Ana Isabel Ribeiro se dirigiu ao País, agradecendo esta oportunidade."Foi uma honra. Senti-me mais tranquila por ser o professor", afirmou, acrescentando que "a técnica em si é exatamente igual a muitas outras vacinas". A profissional de saúde vai ser vacinada às 15h36.

"A união é a melhor forma de ultrapassar dificuldades", disse a Ministra da Saúde, Marta Temido, visivelmente satisfeita com este marco histórico em Portugal.

O centro hospitalar pretende, este domingo, das 10h00 às 20h00, aplicar a totalidade das 2125 doses em 25 postos de vacinação. Os funcionários que faltarem à chamada podem ser vacinados até quarta-feira. Estas vacinas permanecem a uma temperatura entre os 2 e os 8 graus. A administração da segunda dose está agendada para dia 17 de janeiro.

Cada frasco contém cinco vacinas. Uma vez aberto o frasco, as doses podem ser administradas no espaço de cinco dias. 

Recorde-se que foi no Hospital de São João que se registou o primeiro internado pela Covid-19 e também o primeiro recuperado da doença. Hoje, é também nesta unidade hospitalar que foi vacinada a primeira pessoa.

Cerca de 15 minutos após a primeira vacina ser administrada no Porto, arrancou em Lisboa o processo de vacinação no Hospital Santa Maria e, minutos depois, no Hospital Curry Cabral.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários