Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Homem percorre mundo pelo ambiente

Inglês começou em 2009, a pé, e agora anda numa bicicleta.
Pedro F. Guerreiro 27 de Janeiro de 2017 às 08:13
Martin Hutchinson utiliza agora, na viagem, uma bicicleta especial onde transporta uma tenda para pernoitar
Martin Hutchinson utiliza agora, na viagem, uma bicicleta especial onde transporta uma tenda para pernoitar FOTO: Nuno Alfarrobinha
Durante nove anos, desde 2006, percorreu mais de 34 mil quilómetros a pé na América Latina. Agora, há sete meses que o inglês Martin Hutchinson, natural de Manchester, percorre a Europa numa bicicleta especial. Chegou há alguns dias ao Algarve, vindo do Sul de Espanha, mas o objetivo é, daqui a nove anos, chegar à Austrália, atravessando a pedal o Médio Oriente e países como a Índia. Ao mesmo tempo, pretende denunciar crimes contra o meio ambiente.

"Tenho feito centenas de vídeos que mostram que é necessária uma mudança de atitude por parte de todos, e temos de fazê-la já, porque o Mundo está a ser destruído", disse em Faro, ao CM, Martin Hutchinson, de 55 anos, acrescentando que todos pagam "as consequências dos lucros das grandes empresas".

Segundo o ativista - que transporta uma tenda, na qual pernoita sempre que possível, mas também fica, por vezes, em quartéis de bombeiros -, a situação da poluição em Portugal não é tão grave como no Sul de Espanha. "A situação lá não é muito diferente dos países da América Latina: as pessoas atiram o lixo para qualquer lado e existe muito lixo amontoado, até em praias ou parques naturais", diz Martin Hutchinson. "Em Portugal, existem pontos para o lixo orgânico, o que é positivo, mas depois as pessoas põem lá todo o tipo de lixo", critica.

Martin Hutchinson, que tem feito também centenas de conferências sobre ambiente em escolas, vai agora rumar ao Norte do País. Só depois pedala em direção a Oriente.
Ver comentários