Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Hospitais sem especialistas

Os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, que integram o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, não têm médicos especialistas nas escalas de serviço para assegurar as urgências internas no período diurno, das 08h00 às 20h00, nos dias úteis da semana.
24 de Julho de 2010 às 00:30
Especialistas de banco podem estar a fazer consultas
Especialistas de banco podem estar a fazer consultas FOTO: João Miguel Rodrigues

A denúncia é feita por Nídia Zózimo, da Federação Nacional dos Médicos, e contestada pela administração hospitalar. Segundo Nídia Zózimo, "uma circular interna informa que, a partir de Setembro, as escalas de urgência interna que asseguram a assistência médica abrangem o período nocturno das 20h00 às 08h00".

A médica explica que "há vários casos de enfarte que requerem um cardiologista, temos vários internamentos para os serviços de gastroenterologia, pneumologia, oftalmologia ou otorrino, mas, a partir de Setembro, será necessário procurar um especialista, que pode estar a fazer consulta". A Ordem dos Médicos considera esta decisão "inaceitável". Ao CM, fonte da administração do Centro Hospitalar negou a falta de especialistas na assistência aos doentes urgentes. "As escalas de serviço não referem a falta de especialistas. Qualquer corte orçamental não mexe um milímetro na qualidade da assistência aos doentes. Somos o maior hospital do País e vamos continuar a sê-lo."

Ver comentários