Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Hospitais vão dar lugar a hotéis

Projetados prédios de habitação, comércio e até um silo de estacionamento para terrenos de Santa Marta, Capuchos, S. José e Miguel Bombarda
8 de Julho de 2013 às 01:00
Os hospitais de São José (na imagem), Miguel Bombarda, Capuchos e Santa Marta foram vendidas em 2009 e 2010
Os hospitais de São José (na imagem), Miguel Bombarda, Capuchos e Santa Marta foram vendidas em 2009 e 2010 FOTO: Jorge Paula

A Estamo – empresa pública que adquiriu, em 2009 e 2010, os hospitais de Santa Marta, São José, Capuchos e o psiquiátrico Miguel Bombarda por mais de 111 milhões de euros – submeteu à apreciação da Câmara Municipal de Lisboa quatro projetos de loteamento para aqueles terrenos. Os projetos têm previsto hotéis, prédios de habitação, zonas de comércio e até um silo de estacionamento.

Ao que o Correio da Manhã apurou, por exemplo, para os terrenos do Hospital de S. José estão planeados dois novos prédios de seis pisos. O Instituto de Medicina Legal será demolido.

No Hospital dos Capuchos só o estritamente classificado será mantido e eleva-se um silo de estacionamento de seis andares no horizonte da igreja. E no Hospital de Santa Marta instala se um hotel, com demolição do edifício da Cardiologia e construção de novos prédios.

O Hospital Miguel Bombarda, o único dos quatro hospitais que já está desativado, será destinado também a um hotel, com parque subterrâneo e demolição dos interiores, à exceção das fachadas, da igreja, do salão nobre e do gabinete onde o Prof. Miguel Bombarda foi assassinado em 1910.

Todos terão habitação e zonas comerciais.

Cada projeto está assinado por um arquiteto. O do Hospital Miguel Bombarda é da autoria de Belém Lima, o de S. José é de Teresa da Ponte, o de Santa Marta foi pensado pelo Atelier Bugio e o dos Capuchos é de Inês Lobo.

Os projetos deram entrada na autarquia a 25 de junho e estão disponíveis para consulta e para apresentação de reclamações desde 1 de julho, sendo que o prazo termina no próximo dia 12.

Os hospitais de S. José, Capuchos e Santa Marta foram vendidos com a promessa de serem integrados num novo hospital, o de Todos os Santos, um projeto que ainda não tem data, mas que deverá ser construído em Lisboa, na zona da Bela Vista.

Hospitais Lisboa hotéis Santa Marta Capichos São José Miguel Bombarda Estamo cãmara municipal medicina legal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)