Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Hospital de Cascais está esgotado

O Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, a funcionar nas novas instalações em Alcabideche desde Fevereiro deste ano, encontra-se hoje com a capacidade esgotada. O problema já foi transmitido ao Ministério da Saúde há várias semanas.
3 de Novembro de 2010 às 13:36
Problema já foi transmitido ao Ministério da Saúde há várias semanas
Problema já foi transmitido ao Ministério da Saúde há várias semanas FOTO: Manuel Moreira

O reconhecimento do problema foi admitido esta quarta-feira pelo director clínico do hospital, João Varandas, num encontro com os jornalistas durante o qual fez o balanço da actividade dos primeiros oito meses de funcionamento da unidade.

“Antes da transferência do hospital das antigas instalações para o novo hospital era esperado um aumento de doentes, designadamente ao Serviço de Urgência, mas não era expectável que esse aumento fosse tão grande”, admitiu João Varandas.

As justificações dadas pelo responsável para o aumento da procura de doentes deve-se ao aumento do número de especialidades médicas, que são uma obrigação contratual, bem como pelo aumento da área de referência do hospital, que passou a abranger oito freguesias do concelho de Sintra para a área da mulher e da criança.

A diminuição do número de camas de internamento também contribuiu para o problema mas, segundo João Varandas, “essa questão não é da nossa responsabilidade”.

hospital cascais joão varandas urgências
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)