Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Hospital de Santarém com 119 internados em enfermaria e 15 doentes Covid em UCI

Hospital dá ainda nota de "11 profissionais infetados e oito em isolamento", num universo de cerca de 1.600 funcionários.
Lusa 16 de Fevereiro de 2021 às 13:43
Hospital de Santarém
Hospital de Santarém FOTO: CMTV
O Hospital de Santarém tem atualmente 119 doentes internados em enfermaria covid e 15 pessoas infetadas em Unidade de Cuidados Continuados (UCI), representando os casos de infeção pelo novo coronavírus 37% da totalidade dos internamentos, foi hoje divulgado.

Em resposta à agência Lusa, o gabinete de comunicação do Hospital Distrital de Santarém (HDS) afirma ter "145 camas disponíveis em enfermaria e 17 em UCI", sublinhando que, no âmbito da pandemia de covid-19, tem desenvolvido "um processo dinâmico", em que se vão "ajustando os recursos, humanos e materiais, às necessidades".

No ponto de situação enviado à Lusa, o hospital dá ainda nota de "11 profissionais infetados e oito em isolamento", num universo de cerca de 1.600 funcionários.

 Destes, 751 trabalhadores já foram vacinados, tendo concluídas as duas tomas da vacina, e 523 já fizeram a primeira inoculação, prevendo-se que a segunda seja feita ao longo desta semana.

De acordo com o gabinete de comunicação, a situação nas urgências covid daquela unidade "estão regularizadas devido à diminuição do fluxo de utentes", enquanto a Urgência geral regista uma maior afluência.

Com a diminuição da afluência de doentes infetados com covid-19, o hospital pretende "delinear uma estratégia de recuperação das listas de espera cirúrgicas e de consulta", à semelhança do que fez entre os meses de setembro e novembro de 2020, "com bons resultados", conclui a instituição.

O Hospital Distrital de Santarém tem uma área de abrangência que inclui, além deste concelho, os de Rio Maior, Golegã, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Salvaterra de Magos e Coruche.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.408.243 mortos no mundo, resultantes de mais de 109 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

 

 

 

 

 

 

UCI Covid Santarém Hospital Distrital de Santarém Unidade de Cuidados Continuados saúde hospitais
Ver comentários