Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Hospital de São João com casos de sarna

Três doentes estão infetados, bem como profissionais de saúde. Unidade de saúde diz que tomou medidas de controlo.
Ana Isabel Fonseca 29 de Abril de 2018 às 09:16
Hospital de São João, no Porto
Hospital de São João, no Porto
Hospital de São João, no Porto
Três doentes, que estão internados no mesmo serviço do Hospital de São João, no Porto, estão infetados com sarna. Os casos foram detetados na última semana, sendo que a doença foi também transmitida a alguns profissionais de saúde. Em comunicado, o Hospital de São João confirma a situação, mas não adianta quantos profissionais foram contagiados.

"Neste momento, não há razão para medidas adicionais, não sendo este tipo de situação motivo para encerramento de espaços ou unidades", adiantou a unidade de saúde.

O hospital dá ainda conta de que tomou de imediato medidas de controlo e também foi iniciado o tratamento adequado aos doentes.

"Foi ativado o protocolo institucional de atuação para estas situações incluindo as medidas de controlo de transmissão, o tratamento de todos os profissionais e dos doentes, bem como a procura ativa para deteção precoce de quaisquer novos casos", diz ainda o comunicado.

Na mesma nota, a unidade de saúde lembra ainda que a sarna é uma doença que pode ser transmitida ainda antes do paciente apresentar sintomas, podendo a transmissão a outras pessoas ocorrer ainda durante a fase de pré-diagnóstico. A sarna é causada por um parasita e provoca comichão ou prurido, sobretudo durante a noite, surgindo também erupções cutâneas.
Hospital de São João Porto saúde sarna doente profissionais infetados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)