Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Hospitalizações por Covid são duas a cinco vezes superiores em doentes não vacinados

Risco de morte por Covid-19 também é três a seis vezes menor em pessoas com vacinação completa.
Correio da Manhã 14 de Janeiro de 2022 às 20:40
Vacinação
Vacinação FOTO: Estela Silva / Lusa
A Direção Geral de Saúde anunciou esta sexta-feira, através do comunicado de monitorização da evolução da pandemia de Covid-19, que entre 1 e 30 de novembro de 2021 os casos com esquema vacinal completos apresentaram um risco de hospitalização aproximadamente duas a cinco vezes inferior aos casos não vacinados.

Relativamente a quem tem a dose de reforço, o risco de internamento desce para metade comparativamente a quem tem a vacinação completa.

O risco de morte por Covid-19 também é três a seis vezes menor em pessoas com vacinação completa, segundo os casos diagnosticados em dezembro.

Relativamente à efetividade das vacinas, a DGS indica que representam uma efetividade de 100% na redução de risco de óbito no grupo etário entre os 30 e 49 anos, 96% entre os 50 e 64 anos, 94% entre os 65 e 79 anos e 77% nas pessoas com 80 ou mais anos.

O R(t) apresenta uma tendência crescente na incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,19) e em todas as regiões. É na região Norte onde se tem registado o maior R(t).

O risco de morte nas pessoas com a vacinação completa contra a covid-19 foi, em dezembro, três a seis vezes menor em relação às não vacinadas ou sem o esquema completo, avança a análise de risco da pandemia.

Segundo as "linhas vermelhas" da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em dezembro, ocorreram 171 óbitos (46%) em pessoas com esquema vacinal completo, 32 (9%) em pessoas com dose de reforço e 168 (45%) em pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta.

Em Portugal, mais de 8,7 milhões de pessoas têm a vacinação primária completa e cerca de 3,6 milhões já receberam a dose de reforço.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid Direção Geral de Saúde Covid-19 questões sociais saúde
Ver comentários