Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Desvalorizado peso de descontos por não se usar nova grafia

Descontos podem corresponder, no máximo, a 05,% da cotação total.
23 de Abril de 2015 às 17:26
Alunos realizam exames nacionais
Alunos realizam exames nacionais FOTO: Duarte Roriz

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) desvalorizou o peso para a nota final dos exames nacionais dos erros ortográficos decorrentes da não aplicação do novo acordo, afirmando que os descontos podem corresponder, no máximo, a 05,% da cotação total.

Numa nota publicada na sua página na Internet, datada de dia 21 de abril, o IAVE, que coordena a realização dos exames nacionais, começa por salientar que "o erro de ortografia diz respeito a apenas um dos diversos fatores de desvalorização previstos", descontando-se um ponto (num total de 200) por erro, acrescentando ainda que no vocabulário de referência há apenas 1,56% de entradas alteradas pelo novo acordo ortográfico (AO), o que reduz as probabilidades da ocorrência de erros desta natureza.

"Considerando os dados apresentados, ainda que os alunos optem por não respeitar o AO, situação para cujas consequências foram devidamente alertados, em termos médios, a probabilidade de desvalorização por erros ortográficos devido ao uso da antiga grafia é de 0,6 pontos, ou seja, 1 ponto em 200, ou seja, ainda, 0,5% da cotação total da prova", defende o instituto.

No início de abril o CDS-PP já tinha questionado o Ministério da Educação e Ciência (MEC) sobre as penalizações previstas para quem não aplicasse a nova grafia nos exames nacionais deste ano letivo, considerando essa opção "uma injustiça" e referindo que a situação "provocou o alarme e a indignação de alunos e de suas famílias".

O ministério tutelado por Nuno Crato lembrou na altura que desde setembro de 2011 que é conhecido o calendário de aplicação do novo acordo nas escolas e nos exames nacionais e provas finais dos alunos.

Já no ano letivo passado (2013-2014) as provas finais dos alunos do 6.º ano de escolaridade foram corrigidas com base na aplicação do novo acordo ortográfico

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)