page view

A importância da alimentação saudável

É um dos maiores aliados na luta contra envelhecimento.

21 de março de 2015 às 13:44

Pratica uma alimentação saudável?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Pratica uma alimentação saudável?

Os anos passam. As expressões alteram-se e as primeiras rugas ganham a companhia de muitas outras. Os cabelos grisalhos conquistam o seu posto na vida dos portugueses, mas não é só no campo da estética que se trava a luta contra o envelhecimento. A saúde fica em risco, mas pode e deve ser protegida através de uma alimentação mais cuidada e variada.

Envelhecer bem é possível e o trabalho à mesa deve começar desde cedo. "Alguns nutrientes e outros componentes alimentares típicos de produtos hortícolas e frutas associam-se a efeitos positivos sobre o envelhecimento, pelo que o seu consumo ao longo da vida, e não apenas nas idades mais avançadas, deve ser estimulado", explica ao CM Nuno Borges, professor associado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Com o avançar da idade surgem também alguns problemas que, caso não sejam evitáveis, poderão ter os seus sintomas drasticamente atenuados graças a um maior cuidado às refeições. É o caso das doenças ósseas, como a osteoporose. A resposta está nos "alimentos ricos em cálcio, como os laticínios e alguns hortícolas de folha verde e na vitamina D, que se encontra no peixe gordo", refere o nutricionista, que coloca a desidratação como uma das condições mais fáceis de contornar na terceira idade. "É um dos problemas mais importantes e é facilmente prevenível com o aumento do consumo de água", reforça.

O combate ao passar dos anos faz-se também com a mudança de maus hábitos. A culinária portuguesa é rica em ‘pecados’ para a saúde e a falta de variedade pode castigar o organismo. "O excesso de fritos e o recurso a um leque muito reduzido de alimentos, com elevada monotonia alimentar, são igualmente prejudiciais na alimentação do idoso", acrescenta o especialista em nutrição.

Cozinhar de forma saudável não impede que as refeições sejam ajustadas às muitas exigências do avançar da idade. "A adaptação da textura" deve ser tida em conta, pois "muito contribuirá para a melhoria do estado nutricional dos idosos". O recurso a "técnicas culinárias e de tempero" que aumentem a intensidade do sabor dos alimentos é outro dos conselhos deixados por Nuno Borges.

----

Veja o Especial do Correio da Manhã sobre alimentação saudável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8