Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Imagem inédita captada pelo telescópio Hubble

Imagem mostrada em Lisboa, Porto, Coimbra e Espinho.
18 de Abril de 2015 às 08:29
O telescópio Hubble, que revolucionou a astrofísica com as imagens que captou a partir do espaço, comemora 25 anos
O telescópio Hubble, que revolucionou a astrofísica com as imagens que captou a partir do espaço, comemora 25 anos FOTO: Direitos Reservados

Portugal vai assinalar na próxima semana o aniversário do telescópio espacial Hubble com uma série de iniciativas, que incluem a divulgação de uma imagem inédita captada pelo Hubble, e que foi distribuída igualmente para outros países europeus.


Em Portugal, a imagem comemorativa dos 25 anos do telescópio no espaço vai ser mostrada em Lisboa, Porto, Coimbra e Espinho.


A imagem, impressa em grande formato, foi distribuída por 60 locais na Europa, mediante candidatura prévia, para ser revelada a partir de quinta-feira, a partir das 14h15 (hora de Lisboa), numa iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA), que financia o telescópio com a congénere norte-americana (NASA).


O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita em 24 de abril de 1990 pelo vaivém Discovery, e representou uma revolução para a ciência. Fez mais de um milhão de observações e permitiu a publicação de mais de 12 mil artigos científicos.


Colocado na órbita terrestre, livre das interferências da atmosfera, o Hubble produziu centenas de milhares de imagens do universo com detalhe nunca antes alcançado.


A imagem inédita do Hubble será apresentada em Portugal no Planetário do Porto, no Planetário Calouste Gulbenkian e no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, ambos em Lisboa, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra e no Centro Multimeios de Espinho.

Telescópio Hubble
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)