Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Infarmed: Implante mamário dificulta mamografias

O Infarmed, a autoridade que regula o sector do medicamento, alertou esta sexta-feira que a aplicação de um produto usado em implantes mamários pode dificultar a interpretação de mamografias devido a nódulos resultantes da aplicação.
11 de Novembro de 2011 às 20:44
O Infarmed avisa que os nódulos resultantes da aplicação dos implantes dificulta a interpretação das mamografias
O Infarmed avisa que os nódulos resultantes da aplicação dos implantes dificulta a interpretação das mamografias FOTO: D.R.

Em causa está o gel injectável à base de ácido hialurónico, usado em Portugal há cerca de três anos para fins estéticos, nomeadamente o melhoramento do volume e contorno da superfície corporal.

Além da administração em zonas corporais como nádegas, lábios, rosto, entre outros, o produto também é aplicado na mama.

Mas, por se tratar de um produto que é absorvido pelo organismo - uma vez que simula uma substância que é produzida pelo corpo humano (o ácido hialurónico, que compõe a maior parte do corpo vítreo) -, é necessária a repetição da aplicação.

Esta reaplicação revela-se "um gesto invasivo e traumático, susceptível de causar inflamação local[nódulos]", revela o alerta do Infarmed.

"A presença deste tipo de nódulos poderá dificultar a interpretação do exame radiográfico do tecido mamário (mamografia)", sublinha este organismo do Ministério da Saúde.

Perante este cenário, o regulador elaborou um conjunto de "precauções especiais", nomeadamente "a realização de um exame mamário completo prévio à administração deste tipo de produtos e um seguimento anual igualmente rigoroso".

O Infarmed defende que as pacientes sejam "informadas para seguirem os procedimentos de rastreio normais de cancro da mama, conforme recomendado pelo respectivo médico ou autoridades de saúde locais", bem como a "administração do produto por "médico especialista habilitado para o efeito".

"As pacientes devem informar o radiologista sobre os respectivos implantes mamários realizados, antes de efectuarem a mamografia", lê-se na nota.

O Infarmed recomenda ainda que, caso se verifiquem dificuldades ao nível da interpretação da mamografia, poderá ser realizada ecografia mamária ou ressonância magnética com vista à obtenção de informação de diagnóstico adicionais"

Mamografia Seios Implantes Mamas Infarmed
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)