Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Internacional e Moderna fecham

As Universidades Moderna e Internacional vão fechar por decisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Serão cerca de 500 alunos da Moderna e perto de 900 da Internacional que têm de encontrar outra universidade este ano lectivo. Os estudantes podem escolher uma instituição pública ou privada estando o processo de transferência a ser coordenado pela Direcção-Geral do Ensino Superior.

4 de Outubro de 2008 às 00:30
Decisão sobre a Moderna tem eficácia a partir de segunda-feira
Decisão sobre a Moderna tem eficácia a partir de segunda-feira FOTO: Mário Cruz, Lusa

A Universidade Moderna 'está proibida de aceitar novos estudantes' e tem de finalizar até ao final do ano os processos dos seus estudantes', sublinhou ontem o titular da pasta do Ensino Superior, Mariano Gago.

O encerramento compulsivo da Moderna por falência ocorre depois de concluído o processo de contraditório, em que a Dinensino, entidade proprietária dos pólos da universidade de Lisboa, Setúbal e Beja, foi incapaz de provar a viabilidade do projecto.

Segundo dados da Inspecção-Geral do Ensino Superior, as dívidas da Dinensino ao Estado, funcionários, professores e fornecedores rondam os 50 milhões de euros. O processo será agora enviado para a Procuradoria-Geral da República.

Mariano Gago concluiu que também a Universidade Internacional não tem 'viabilidade económica'. Sem divulgar os montantes em dívidas da Internacional, o ministro su-blinhou a existência de 'vencimentos e honorários em dívida a docentes, funcionários e demais colaboradores, que colocam em causa a manutenção dos pressupostos de reconhecimento de interesse público'.

A Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura (SIPEC), proprietária dos pólos da Internacional de Lisboa, Figueira da Foz e do Instituto Superior Politécnico Internacional, tem dez dias úteis para contradizer o despacho provisório em que foi ouvida a PJ.

Após o encerramento da Independente em Outubro de 2007, Mariano Gago salientou que não decorrem averiguações que coloquem em causa o interesse público de outras universidades.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)