Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Já só há 3 concelhos em risco extremo e mais de 60% dos municípios estão em risco moderado devido à Covid-19

Rápida descida na propagação da pandemia leva a que quase 200 concelhos de Portugal estejam já no nível mais baixo de risco epidemiológico.
Jornal de Negócios 1 de Março de 2021 às 20:01
A evolução favorável da pandemia em Portugal leva a que sejam já 195 os concelhos que se encontram em risco moderado, o escalão mais baixo de risco epidemiológico, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). E apenas três municípios estão em risco extremo.

Os números hoje divulgados abrangem o período de 10 a 23 de fevereiro e mostram que somente os concelhos de Arronches, Manteigas e Resende se encontram acima dos 960 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, colocando-os em risco extremo. Uma semana antes eram 15 os municípios no nível mais severo de risco.

Em risco muito elevado (480 a 960 casos) estão agora 14 concelhos, uma descida face aos 97 registados a 16 de fevereiro.

No nível de risco elevado (240 a 480 casos) o número de municípios passou de 116 para 96.

Assim, os concelhos no nível mais reduzido de risco (menos de 240 casos) disparou de 80 para 195, o que representa mais de 62% dos 308 concelhos do país.



AM Lisboa toda em risco elevado, AM Porto quase toda em risco moderado

A Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa) passa a ter todos os 18 concelhos em risco elevado. Uma semana antes, a AM Lisboa tinha ainda um município - Setúbal - em risco extremo.

A 16 de fevereiro, os restantes 17 concelhos da AM Lisboa encontravam-se todos em risco muito elevado.

Já na Área Metropolitana do Porto (AM Porto) dos 17 municípios, somente três - Arouca, Espinho e Vila do Conde - estão em risco elevado.

Os restantes 14 concelhos ficaram abaixo dos 240 casos por 100 mil habitantes, estando em risco moderado.


Só Lisboa e Sintra superaram mil novos casos em duas semanas

Apenas os dois municípios mais populosos do país - Lisboa e Sintra - superaram os mil novos contágios nestes 14 dias.

Assim, o concelho da capital registou 1.977 novas infeções, enquanto Sintra somou 1.644.

O terceiro município com mais caso foi Cascais, com 743 novos contágios.

Já o Porto registou apenas 329 novas infeções.

Há ainda 11 concelhos, sendo apenas um - Vila Velha de Ródão - em Portugal continental, que não reportaram qualquer novo caso nestas duas semanas.

Incidência aumenta em 18 concelhos

Apenas em 18 municípios foi registado um aumento na incidência da pandemia, enquanto em nove esta manteve-se e nos restantes 281 a situação melhorou.

Entre os concelhos onde o número de casos por 100 mil habitantes aumentou destaca-se Barrancos, com uma subida na incidência de 368, que passou de risco elevado para muito elevado.

Também Monforte passou de risco moderado para risco elevado.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários