Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Jovem cria projeto 'Tecla 3' para ajudar deficientes

Página de internet em linguagem simples.
Tiago Virgílio Pereira 7 de Outubro de 2019 às 08:27
Pedro Teixeira desenvolve projetos para ajudar outras pessoas deficientes
Pedro Teixeira desenvolve projetos para ajudar outras pessoas deficientes FOTO: Nuno André Ferreira
Assume-se sem complexos como ‘Tecla 3’. O nome que na juventude foi usado por outros como forma de chacota é agora uma ferramenta que Pedro Teixeira arranjou para facilitar a vida das pessoas portadoras de deficiência.

A mais recente inovação é a página web - www.tecla3.pt - que reúne informação útil e numa linguagem simples os direitos dos deficientes. 


"A informação que recolhi já existe em outras plataformas. Mas a maioria é de difícil acesso e está numa linguagem complicada. No site, pretendo, por exemplo, mostrar melhores acessos aos serviços públicos, formas de preencher atestados médicos e demonstrar como se usam alguns acessórios adaptados", explicou o jovem de Viseu, que sofre de paralisia cerebral.

A primeira vez que Pedro, ou ‘Tecla 3’, se aventurou no mundo digital foi há um ano. Criou um canal no YouTube em que conta episódios da sua vida e mostra como utilizar acessórios adaptados para diferentes deficiências.

"Os meus vídeos preferidos são aqueles em que abro caixas de produtos adaptados e que depois explico a sua função. Há ferramentas que podem fazer toda a diferença na vida de um cidadão deficiente", diz Pedro Teixeira, licenciado em Artes Plásticas e Multimédia.
Pedro Teixeira deficientes questões sociais ciência e tecnologia
Ver comentários