Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

JSD lança site para alunos que deixam universidades

A Juventude Social-Democrata (JSD) lançou esta quarta-feira um site em que pretende recolher testemunhos de estudantes universitários que tenham decidido deixar de estudar devido a razões económicas, para provar "a falta de verdade" do Governo nesta matéria.
2 de Fevereiro de 2011 às 19:36
JSD diz que alunos estão a deixar ensino por falta de condições económicas
JSD diz que alunos estão a deixar ensino por falta de condições económicas FOTO: Sérgio Lemos

"Para provar a falta de verdade na forma como são anunciados estes apoios por parte do primeiro-ministro e do ministro Mariano Gago, a JSD vai lançar uma plataforma digital denominada www.fiqueisembolsa.com. Pretendemos  assim que, anónima ou publicamente, os estudantes que deixaram de estudar por razões económicas possam prestar o seu depoimento, desmontando as mentiras do Governo nesta matéria", refere a JSD em comunicado.

Os jovens social-democratas lembram que neste ano lectivo "milhares de estudantes carenciados deixaram já de estudar e muitos outros estão em  risco de abandonar o sistema de ensino superior". "São milhares os estudantes que ainda não receberam as suas bolsas.  Os poucos a quem foi já comunicado o resultado da candidatura viram as suas bolsas drasticamente reduzidas ou, em muitos casos, negado o acesso a este  apoio", refere a nota.

O ministro do Ensino Superior garantiu ontem que não há qualquer atraso nos pagamentos das bolsas e que já foram pagas mais 12 por cento do que em Janeiro de 2010. Mariano Gago sublinhou que só no final deste mês será possível perceber quantos alunos carenciados receberam bolsa e se esse número é muito diferente do de 2010, sendo que este ano "há mais de 55 mil" bolseiros.

A JSD insiste que "o Governo continua a faltar à verdade, afirmando que não há estudantes a abandonar os estudos por razões económicas". "Ainda esta manhã, em audiência na Assembleia da República, o ministro Mariano Gago voltou a afirmar que o novo regime de bolsas é muito eficaz  e que nenhum estudante abandonará o ensino", refere.

jsd ensino superior ministro mariano gago bolsas alunos universidades
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)