Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Juiz deixa cadela Kiara ficar com a dona

Cadela foi disputada em tribunal depois do desentendimento de ex-casal.
Ana Botto e Mónica Palma 3 de Dezembro de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Juiz deixa cadela Kiara ficar com a dona
O juiz do Tribunal de Família e Menores de Mafra decidiu atribuir a custódia de Kiara, de 7 anos, que estava a ser disputada por um ex-casal de namorados, à dona. Depois da entrada em vigor da nova lei dos animais de companhia, esta é a primeira vez que a tutela de uma cadela é julgada num tribunal de família e menores.

O juiz, Joaquim Manuel da Silva, entendeu que a atitude da mulher de ficar com a Kiara, quando o casal se separou, em 2014, "é o único elemento diferenciador". A dona agiu "sempre de total interesse e dedicação", pode ler-se na sentença, consultada pelo CM.

O juiz considerou que a partilha de Kiara"nem sequer é boa para o animal, muito principalmente para os sistemas familiares de cada um, que são gravemente afetados, pela necessidade de contato permanente".

PORMENORES
Decisão inédita no País
Para além das testemunhas, até Kiara, a cadela, foi chamada ao tribunal para realizar perícias comportamentais, afim de averiguar a reação do animal.

Boa relação com donos
O tribunal entendeu que o "bem-estar da cadela será sempre bom com qualquer um" dos donos, que demonstraram "competências e qualidades necessárias para cuidar da Kiara".
Kiara questões sociais crime lei e justiça interesse humano justiça e direitos animais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)