O Nobel da Medicina deste ano foi entregue a Katalin Karikó e Drew Weissman por descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.
"O Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 foi atribuído a Katalin Karikó e Drew Weissman pelas descobertas relativas a modificações de bases nucleósidas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA contra a COVID-19", declarou o organismo.
"As descobertas dos dois vencedores do Nobel foram fundamentais para o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA eficazes contra a covid-19 durante a pandemia que começou no início de 2020. Através das suas descobertas inovadoras, que alteraram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para a taxa sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos", afirma em comunicado a Assembleia do Nobel.
Os dois investigadores observaram que as células dendríticas reconhecem o mRNA 'in vitro' como uma substância estranha, o que leva à sua ativação e à libertação de moléculas de sinalização inflamatória. Questionaram porque é que o mRNA transcrito 'in vitro' era reconhecido como estranho, enquanto o mRNA de células de mamíferos não provocava mesma reação.
Os cientistas partilham um prémio de 11 milhões de coroas suecas (o equivalente a 823 milhões de euros).
Gunilla Karlsson Hedestam, que fez parte do painel que escolheu os vencedores, disse que "em termos de salvar vidas, especialmente na fase inicial da pandemia, foi muito importante" a descoberta que fizeram.
O prémio de medicina de 2022 foi atribuído ao sueco Svante Paabo pela sequenciação do genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais, e pela descoberta de um parente humano até então desconhecido, os Denisovanos.
A temporada de 2023 dos prémios Nobel arrancou esta segunda-feira, com o anúncio do prémio na área da Medicina, e prolonga-se até dia 9, quando será conhecido o de Economia.
Ao longo da semana serão anunciados os vencedores dos galardões de Física (terça-feira), Química (quarta-feira), Literatura (quinta-feira) e Paz (sexta-feira). Por fim, no dia 9, será anunciado o vencedor na área das Ciências Económicas.