Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Fátima: Fé une 210 mil

Vínculos que unem portugueses e brasileiros destacados em Fátima.
Isabel Jordão 14 de Maio de 2015 às 14:22
Carregada em ombros, a imagem de Nossa Senhora regressa à capelinha
Carregada em ombros, a imagem de Nossa Senhora regressa à capelinha FOTO: Rui Miguel Pedrosa
Os fortes laços de união entre os povos brasileiro e português – a fé católica e a língua – foram ontem destacados em Fátima pelo presidente da peregrinação, na celebração final que contou com a participação de 210 mil peregrinos de 30 países.

A "pátria Lusitana e o Brasil estão unidos por especiais vínculos de fraternidade", disse o cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, frisando que "sem dúvida que o vinculo mais forte é o da fé católica. Mais forte do que a língua comum que nos permite comunicar com facilidade".

Dirigindo-se aos fiéis, o cardeal brasileiro referiu a devoção nos santuários marianos de Fátima e de Aparecida, no Brasil, que recebe 12 milhões de pessoas por ano. "Os detalhes das devoções que se formam são diferentes aqui e lá, mas é comum o rico e profundo ambiente de oração que se cultiva e cresce", afirmou.

Entre os grupos estrangeiros, de 30 países, destacavam-se os do Brasil – só do Santuário de Aparecida havia dois grupos de 400 pessoas. Luis António vive em Brasília e esteve pela segunda vez em Fátima . Ao CM, disse que no Santuário se sente "muita emoção e uma grande espiritualidade mariana". Já Rosanne Helena, de São Paulo, emocionou- -se ao entrar no recinto de oração: "É muito bonito, é um lugar cheio de fé. Impressiona-me ver tantas pessoas pagando promessas, é muito bonito mesmo."

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)