Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Lar da Misericórdia de Santarém com 35 infetados com Covid-19

26 utentes e nove funcionários do lar estão positivos para o novo coronavírus.
Lusa 21 de Outubro de 2020 às 22:03
A carregar o vídeo ...
26 utentes e nove funcionários do lar estão positivos para o novo coronavírus.
Vinte e seis utentes e nove funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), situado em São Domingos, tiveram testes positivos ao novo coronavírus, anunciou esta quarta-feira a instituição.

O provedor da SCMS, Hermínio Martinho, disse à Lusa que os resultados dos testes realizados na terça-feira aos 65 utentes e a todos os funcionários foram conhecidos hoje, estando os trabalhadores em isolamento nas suas residências e os idosos infetados em instalações contíguas ao lar, que já estavam equipadas para "resposta de retaguarda".

Hermínio Martinho afirmou que o surto terá começado com uma utente que sofreu uma intervenção cirúrgica na sequência de uma fratura numa perna, a qual teve, nessa ida ao hospital de Santarém, testes com resultado negativo, mas que revelou estar infetada quando, dias depois, voltou a ser internada devido a uma infeção.

Salientando que a utente esteve em isolamento desde o momento que regressou do Hospital Distrital de Santarém (HDS) até ser novamente internada, o provedor da SCMS disse que foram de imediato realizados testes a todos os funcionários que tinham tido contacto com a idosa, tendo três deles sido positivos.

Assim, na terça-feira foram realizados testes a todos os utentes e funcionários da estrutura residencial de S. Domingos, tendo sido conhecidos hoje os resultados, estando a maioria dos idosos infetados assintomáticos e apenas "dois ou três com 38 graus de febre e alguma tosse".

Todos estão a ser acompanhados pelo médico da instituição, permanecendo a outra idosa internada no HDS.

Hermínio Martinho realçou o apoio "inexcedível" da Segurança Social, da delegada de saúde e da proteção civil municipal, adiantando que foram disponibilizadas "algumas pessoas" para reforçar o pessoal do lar, havendo também membros da comunidade que se voluntariaram para apoiar.

Segundo o provedor da SCMS, a instituição, que tem um outro lar na zona urbana, no antigo hospital, bem como creche, infantário e centro de dia, abrange um universo de cerca de mil pessoas, 260 das quais funcionários, estando no lar de S. Domingos 80 (65 deles utentes).

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários