Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Lara traz esperança a casal desempregado

Filho mais velho, Rui David, de onze anos, joga futebol no Penamacorense e está radiante da vida
17 de Novembro de 2013 às 17:12
Nelson Martins e Sónia têm em Penamacor condições para crir o Rui e alargar a família com Lara
Nelson Martins e Sónia têm em Penamacor condições para crir o Rui e alargar a família com Lara FOTO: Edgar Martins

Para Sónia e Nelson Martins, a aldeia de Salvador, no concelho de Penamacor, fronteira com Espanha, revela-se terra de esperança: após anos em Lisboa, amargurados pelo desemprego, o filho Rui David adaptou-se bem na mudança para o 5º ano de escolaridade, o pai encontrou apoio para formação e até um pequeno trabalho na câmara municipal e o nascimento de Lara, a 30 de agosto, despertou na família uma nova e maior alegria de viver.

O dia a dia tem mais encanto com a bebé. A menina nasceu de parto natural no Hospital da Covilhã, com 2,680 kg e 47 centímetros, e representa ocupação a tempo inteiro para a mãe, Sónia Pereira Martins, de 34 anos, empregada de balcão há muito no desemprego.

"A Lara é muito sossegadinha, come e dorme", conta o pai, Nelson Martins, de 36 anos, que não se aflige com problemas habituais nos bebés, como as cólicas das primeiras semanas de vida. Ele está otimista quanto ao futuro, porque vê o pequeno Rui David, de 11 anos, satisfeito com a vida na província após uma dezena de anos em Lisboa.

"Aqui há todas as condições para uma criança crescer feliz", observa. "O Rui David vai todos os dias à escola a Penamacor. Apanha o autocarro das 07h40 para lá estar às 08h00 e o passe só custa cinco euros. E joga futebol nos infantis do Penamacorense [ADEP], o clube da vila. Saiu do stress de Lisboa e anda muito mais à vontade."

Com novos motivos de esperança, Nelson Martins até para si próprio vislumbra melhor futuro: "Quando a troika for embora, o Interior também vai animar. Aqui em Penamacor há uma grande expectativa no crescimento da Ibesaco, uma empresa de embalagens instalada na zona industrial. Tem políticas de emprego atrativas, com ginásio para os funcionários e férias pagas."

Na casa da mãe, em Salvador, Nelson Martins quer um posto de trabalho para se sentir ainda mais feliz com o casalinho, Lara e Rui. n

bebé nascimento casal Penamacor Lara
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)