Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Legionella atinge 14 na CUF Descobertas

Falta contactar 40 dos doentes internados no período crítico.
João Saramago 1 de Fevereiro de 2018 às 08:35
CUF Descobertas
Cuf Descobertas
Hospital CUF Descobertas, em Lisboa
Hospital CUF Descobertas
CUF Descobertas
Cuf Descobertas
Hospital CUF Descobertas, em Lisboa
Hospital CUF Descobertas
CUF Descobertas
Cuf Descobertas
Hospital CUF Descobertas, em Lisboa
Hospital CUF Descobertas
Há 14 doentes diagnosticados com legionella, no âmbito do surto com origem no hospital CUF Descobertas, em Lisboa. No espaço de 24 horas foi revelado o diagnóstico de três novos casos.

A um número crescente de casos está associado um acréscimo de doentes nos cuidados intensivos. O mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde reportava três doentes nesta unidade. O relatório refere também que dos 14 casos, nove doentes são mulheres e que 12 têm mais de 50 anos.
O hospital CUF Descobertas divulgou entretanto que "contactou 760 dos 800 doentes internados durante o período de 6 a 26 de janeiro. Destes, 728 não apresentavam, à data, sintomas compatíveis com legionella. Os restantes 32 tinham sintomatologia e foram aconselhados a recorrer ao Atendimento Permanente".

Acrescenta que destes, "25 já se deslocaram ao hospital CUF Descobertas e todos apresentaram análises negativas a legionella, à exceção do doente ontem internado".

O surto no hospital CUF Descobertas surgiu a 16 de janeiro, depois de, a 31 de outubro último, um outro surto, também em Lisboa, ter ocorrido no Hospital de São Francisco Xavier, provocando a morte de seis pessoas, entre 59 casos diagnosticados. Neste caso, as autoridades determinaram o fim do surto a 27 de novembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)