page view

“Levamos o hospital a casa das crianças com doenças crónicas”: Presidente da Fundação GIL explica objetivos da instituição

Presidente da Fundação GIL sublinha que mais de dez mil menores contaram com o apoio da instituição em 25 anos.

11 de janeiro de 2025 às 18:07

Fundação Gil assinala 25 anos, num trabalho de apoio à criança focado na saúde e na reintegração social. Patrícia Boura, à frente da instituição há onze anos, explicou ao CM os principais objetivos.

Que desafios são colocados à fundação?

O maior desafio sobre os próximos 25 anos. É sempre essa um bocadinho a nossa reflexão. Que projetos conseguimos fazer com estas crianças que já impactamos e que são cerca de dez mil. Há que pensar como dar continuidade a esse projetos.

Patrícia Boura, Presidente da Fundação GIL
Patrícia Boura, Presidente da Fundação GIL FOTO: Bruno Colaço

Quais as principais áreas que têm em mãos?

São três projetos centrais dedicados às crianças. A casa de acolhimento, que é a Casa do Gil,  e que acolhe crianças dos 0 aos 12 anos. Temos também os cuidados domiciliários pediátricos em que levamos o hospital a casa das crianças com doenças crónicas ou com necessidades paliativas. Inaugurámos também a hospitalização domiciliária pediátrica, que é um projeto que nasce a partir do anterior. E, agora, o mais recente projeto é a Clínica do Gil que presta acompanhamento na saúde mental e emocional das crianças e que é um projeto aberto a toda a sociedade.

A saúde mental tem ganhado maior relevância?

Hoje, as pessoas estão mais conscientes e atentas, sobretudo no pós-pandemia houve maior consciência destas questões. Os pais estão mais atentos e isso permite realizar um acompanhamento mais precoce.

E quais são as maiores dificuldades?

São dificuldades de gestão e de angariação de fundos para os nossos projetos. É o grande desafio destas instituições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8