Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Linha de Cascais com menos 26 comboios

CP altera horários em várias linhas a partir deste domingo: passageiros saem prejudicados.
Edgar Nascimento e Margarida Andrade 4 de Agosto de 2018 às 10:15
Alfa Pendular
Ministro Pedro Marques
Alfa Pendular
Ministro Pedro Marques
Alfa Pendular
Ministro Pedro Marques
Os últimos dias têm sido de desespero para milhares de passageiros da CP. Em vários comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regionais, segundo denúncias recebidas pelo CM e relatadas na página de Facebook da CP, o ar condicionado não funciona, deixando os passageiros à mercê das temperaturas elevadas.

Ainda esta sexta-feira, num Intercidades Lisboa-Porto, uma passageira teve de ser assistida por outra passageira, por ter entrado em pânico devido ao calor.

Ao CM, a CP garante a resolução "com a maior celeridade" das avarias. "Quando a avaria no ar condicionado é apenas numa das carruagens, o cliente pode solicitar ao revisor a troca para outra carruagem, caso exista disponibilidade de lugares", sugere. O calor também tem provocado danos nas vias, levando a atrasos nas ligações.

A partir de domingo, várias linhas vão ter novos horários, o que nalguns casos leva à supressão de ligações.

Na Linha de Cascais, são suprimidos 26 comboios: a cadência em hora de ponta passa a ser de 15 em 15 minutos em vez dos atuais 12. Na Linha de Sintra, os comboios com partida e chegada ao Rossio passam a circular de 15 em 15 minutos (atualmente são de 10 em 10).

Na Linha do Norte, há supressões de ligações e criação de novos horários. Já na Linha do Oeste, passam a circular 24 comboios por dia.

Ministro anuncia obra ainda em projeto
Um tweet do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou mais 42 quilómetros de uma obra que ainda não existe. Na rede social Twitter, lê-se: "O que estamos a fazer na Linha do Douro: eletrificação de 58 km", entre outras obras. No entanto, só 16 quilómetros (Caíde-Marco) estão atualmente em obras- o restante troço de 42 quilómetros (Marco-Régua) encontra-se ainda em fase de projeto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)