Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Linha Saúde 24 até 2011

O Ministério da Saúde decidiu prolongar por mais um ano, até 2011, o contrato da empresa que fornece o serviço da linha telefónica Saúde 24. O contrato com a empresa Linha de Cuidados de Saúde SA (LCS), que faz parte do grupo Caixa Geral de Depósitos, celebrado pela Direcção Geral da Saúde, tinha a duração de três anos, até 2010, com a possibilidade de ser prolongado até 2011.
26 de Maio de 2009 às 00:30
Conflitualidade está “sanada”
Conflitualidade está “sanada” FOTO: Jorge Paula

No despacho, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, explica que a avaliação realizada pela DGS é "muito favorável" e que a "principal dificuldade detectada", a "conflitualidade de natureza laboral," parece estar "sanada". "A taxa de atendimentos, 93,4 por cento, permanece elevada, significativamente acima do valor contratual".

"DIRECÇÃO-GERAL OUVE 900 CHAMADAS POR MÊS" (Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde)

Correio da Manhã – Em que é que se baseou o Ministério da Saúde para prorrogar, por mais um ano, o contrato com a empresa que gere a Linha Saúde 24?

Manuel Pizarro – A decisão é tomada com base num relatório de avaliação técnica da Direcção-Geral da Saúde, que tem elementos muito positivos sobre a gestão da Linha. Em primeiro lugar, tem muita procura, depois uma boa capacidade de atendimento. Em terceiro e quarto lugares a qualidade de atendimento e a satisfação do utentes.

– E o caos organizativo denunciado por alguns enfermeiros?

– A fazer fé no relatório da Direcção-Geral da Saúde, não existe.

– Mas existiu a insatisfação dos profissionais que trabalham na Linha Saúde 24.

– Os conflitos laborais nunca colocaram em risco o atendimento da Linha. A monitorização que é feita pela Direcção-Geral é muito rigorosa. São ouvidas, aleatoriamente 900 chamadas por mês.

– Significa que não há perturbações?

– Há alguns pontos que podem ser melhorados, designadamente nos picos de atendimento, entre as 19h00 e as 22h00. Estão a ser formados mais enfermeiros, que vão substituir ou reforçar a Linha Saúde 24.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)