Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Linha SNS 24 muda em plena pandemia

Vencedor de concurso vai poder contar com 36,7 milhões de euros para um período de três anos.
João Saramago 2 de Setembro de 2020 às 08:29
Covid-19 obrigou ao reforço de 950 para 1400 enfermeiros no atendimento
Covid-19 obrigou ao reforço de 950 para 1400 enfermeiros no atendimento FOTO: Tiago Sousa Dias
A Linha SNS 24, que nos primeiros oito meses deste ano deu resposta a cerca de 1,5 milhões de chamadas telefónicas, vai ser alvo de mudanças, que envolvem 36,7 milhões de euros. As alterações resultam do concurso para a exploração do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde.

A escolha do novo operador ocorre, contudo, em plena pandemia de Covid-19, doença cujo impacto obrigou a um reforço de enfermeiros, de 950 para 1400. Na próxima segunda-feira termina o prazo de apresentação de propostas.

Para o lançamento deste processo houve “um reforço de 10 milhões de euros face ao valor do anterior”, informou a secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira, no dia do lançamento do concurso para a prestação do serviço por três anos.

“Este reforço irá permitir contratualizar novos serviços, designadamente ferramentas de inteligência artificial, melhorar a infraestrutura tecnológica, desenvolvendo novos serviços e modernizando ao mesmo tempo os canais de interação com o utente”, garante os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade que coordena a Linha SNS 24.

Questionados pelo CM sobre se foi salvaguarda a eficácia da linha 808 24 24 24 na transição do serviço, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde não tiveram possibilidade de responder até ao fecho desta edição.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)