Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Lisboa lidera insucesso escolar

O insucesso escolar atinge 25% dos alunos que participaram no Programa Mais Sucesso Escolar, revela o relatório de avaliação do projecto, ontem, apresentado em Lisboa. Para o ministro da Educação, Nuno Crato, haver um em cada quatro dos alunos que não atingem os objectivos "é um número elevadíssimo".

19 de Maio de 2012 às 01:00

O valor máximo de insucesso ocorre na região de Lisboa e Vale do Tejo com 54%. O Norte regista o mínimo observado de reprovações: 13%.

"A evolução foi positiva em todas as regiões, à excepção do Algarve, onde se registou uma diminuição de 5% no sucesso do planos. Em média tem sido o Norte a alcançar os melhores resultados, seguido da região centro", referiu Nuno Crato. Catorze agrupamentos/escola dos 123 seleccionados para o programa desistiram, por não terem alcançado as metas.

O relatório considera que a falta de recursos humanos e físicos é uma condicionante ao bom funcionamento dos planos, que são aplicados a cerca de um terço dos alunos do Básico.

Esta falta de recursos não ocorre nos agrupamentos TEIP (Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) que dispõem de mais educadores, psicólogos e mediadores.

ENSINO LISBOA INSUCESSO ESCOLAR
Ver comentários