Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Lisboa vai ter táxis elétricos

Câmara de Lisboa vai atribuir 60 mil euros para compra das vinte viaturas.
9 de Agosto de 2013 às 00:55
Renaut Fluence ZE, o carro que será Taxi elétrico
Renaut Fluence ZE, o carro que será Taxi elétrico FOTO: Pedro Catarino

Pelas ruas de Lisboa vão circular 20 veículos elétricos que, em breve, vão substituir alguns dos veículos mais antigos.

A iniciativa resulta de um protocolo assinado, esta quinta-feira, entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) e a Federação Portuguesa do Táxi , que pretende apoiar a renovação da frota de táxis da capital e promover a utilização de veículos eléctricos para este serviço de transporte.

A Câmara de Lisboa vai atribuir 60 mil euros, três mil por cada carro, às duas associações do setor para a compra das viaturas.

Os 60 mil euros serão divididos entre as duas associações, representando um apoio de três mil euros para a aquisição de cada veículo, cerca de 12% do seu custo total. 

Apesar de satisfeito com a iniciativa o presidente da Antral, Florêncio de Almeida, relembrou os condicionalismos destas viaturas como a baixa autonomia, o tempo de demora do carregamento da bateria e o preço das viaturas "demasiado elevado" e lembrou que "Falta intervir nas marcas, nas condições de importação e na fiscalidade".

Com este protocolo, será possível renovar 20 viaturas, uma gota de água face ao número de táxis a circular abaixo da norma europeia "Euro 3", ou seja, anteriores a 2000, portanto, mais poluentes. Dos 3500 táxis que circulam na cidade, cerca de 2000 mil têm mais de 13 anos.

A Câmara de Lisboa e representantes dos taxistas pediram ao Governo alterações legislativas para facilitar o abate de veículos em fim de vida e a equiparação fiscal do carregamento de viaturas elétricas ao consumo de combustível.

Lisboa táxis elétricos protocolo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)