Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Lisboa disponibiliza roteiro para imigrantes

Documento elaborado pela câmara.
18 de Abril de 2015 às 09:24
Do roteiro constam informações e contactos de serviços de Lisboa
Do roteiro constam informações e contactos de serviços de Lisboa FOTO: Pedro Catarino

Saber onde se encontram os hospitais públicos de Lisboa ou as esquadras da polícia são informações que os imigrantes que se fixam na cidade podem, a partir de terça-feira, obter através de um roteiro elaborado pela Câmara.


O documento surge porque "uma das dificuldades para qualquer pessoa quando chega a um sítio estrangeiro é perceber como funciona a sua estrutura administrativa e organizativa e saber onde é que as coisas estão", explicou o vereador dos Direitos Sociais do município de Lisboa, João Afonso.


Do roteiro constam informações e contactos de serviços como conservatórias e registos, finanças, lojas do cidadão, centros de saúde, hospitais públicos, locais de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), embaixadas/consulados, esquadras da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Juntas de Freguesia, entre outros.


Segundo João Afonso, o documento estará inicialmente disponível tanto em papel como na 'web', em inglês e português, sendo que esta última versão se destina "a quem dá informação a terceiros", como técnicos do município, de associações e das Juntas de Freguesia.


Porém, a Câmara quer que o roteiro venha a estar disponível noutras línguas, como chinês, francês e crioulo, pelo que está a estabelecer contactos com embaixadas de outros países para fazer a tradução, adiantou o autarca.

Lisboa Serviço de Estrangeiros e Fronteiras roteiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)