Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Lista de escolas com amianto será conhecida dentro de "semanas"

Ministério da Educação disse que tinham sido retiradas coberturas com amianto em 147 escolas, em 2013, e que vão começar obras com fim idêntico em mais 150 estabelecimentos de ensino.
6 de Maio de 2014 às 21:11
Nuno Crato diz que divulgação da lista prometida há meses está para breve, "na ordem das semanas"
Nuno Crato diz que divulgação da lista prometida há meses está para breve, 'na ordem das semanas' FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

O ministro da Educação disse esta terça-feira no parlamento que será conhecida, dentro de semanas, a lista de todos os edifícios do ministério com amianto na sua estrutura, e que este ano serão removidas placas de fibrocimento em mais 150.

"Perante a estimativa que temos, nós disponibilizámos as verbas necessárias para que este ano sejam removidas as placas de fibrocimento que possam ser prejudiciais à saúde", disse o ministro da Educação, Nuno Crato, aos deputados da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. O ministro respondia a questões sobre a lista dos edifícios com amianto, prometida há vários meses, e ainda por divulgar.

"Teremos muito em breve a lista dos edifícios, na ordem das semanas", garantiu o ministro que justificou o atraso com os mais de mil edifícios na dependência do ministério que tutela e com o número insuficiente de empresas especializadas para analisar todas as situações de presença de amianto nas estruturas.

Na passada semana a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) pôs em causa os números do Governo sobre escolas sem amianto, afirmando que há casos onde "a remoção foi apenas parcial".

educação lista escolas amianto conhecida semanas Ministério da Educação ministro Nuno Crato
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)