Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Loures exige extensão da linha amarela do Metro

Autarca envia carta com propostas ao primeiro-ministro e ministro do Ambiente.
Francisca Genésio e João Saramago 29 de Setembro de 2016 às 15:12
Autarca de Loures teme que concelho da Área Metropolitana de Lisboa fique esquecido na expansão dos transportes
Autarca de Loures teme que concelho da Área Metropolitana de Lisboa fique esquecido na expansão dos transportes FOTO: Pedro Catarino
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, reclama uma melhoria na rede de transportes públicos no concelho. O autarca rejeita que as empresas Carris e Metro sejam entregues ao Município de Lisboa porque tem "receio" de que a responsabilidade total da Câmara de Lisboa sob as empresas se traduza num "acentuar da tendência para não darem respostas fora de Lisboa".

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, que ontem chamou a Comunicação Social para falar sobre transportes, a solução passa por uma gestão das empresas feita por uma "entidade supramunicipal em que os municípios participem". E lembra que o Governo "prometeu" a expansão do Metro até Loures, o que não aconteceu. Em causa está a possível extensão da linha amarela a partir da estação de Odivelas.

Bernardino Soares prometeu fazer "uma elevada pressão sobre o Governo, para que se tomem decisões". "As extensões do Metro são necessárias e úteis para as populações", frisou o autarca. E numa altura em que o Governo se encontra em negociações com a Câmara de Lisboa para o alargamento do Metro, Bernardino Soares deixa o aviso: "Esperemos que não sejam tomadas decisões sem que sejamos escutados. O Governo tem que ouvir os municípios".

O autarca de Loures avançou que vai enviar uma carta com propostas, ao cuidado de António Costa, primeiro-ministro e ex-autarca de Lisboa e de Loures, e de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente. "António Costa conhece bem estes problemas, compreende a importância da implementação de medidas", sublinhou.
Bernardino Soares Lisboa Câmara de Lisboa Governo Loures António Costa metro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)