Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Luta contra o cancro da mama tem encontro nos Açores

Voluntárias partilham histórias de sobrevivência.
11 de Outubro de 2014 às 11:04
Todas as voluntárias têm em comum a luta contra o cancro da mama
Todas as voluntárias têm em comum a luta contra o cancro da mama FOTO: Getty Images/BananaStock RF

Duas dezenas de mulheres reúnem-se este sábado e domingo, em Angra do Heroísmo, para partilhar histórias de luta contra o cancro da mama, no primeiro encontro de voluntárias do Movimento Vencer e Viver dos Açores.

Segundo Teresa Ávila, coordenadora regional do Movimento Vencer e Viver nos Açores, muitas das voluntárias não se conheciam, tendo em conta que estão distribuídas por três ilhas: Terceira, Faial e São Miguel.

O encontro é uma oportunidade para as voluntárias partilharem histórias de sobrevivência, já que todas têm em comum uma luta contra o cancro da mama, mas também para receberem formação.

"Ninguém é voluntária sem formação. Têm de conhecer os estatutos da Liga [Portuguesa Contra o Cancro], noções sobre cancro, noções sobre cancro da mama, o que é o voluntariado e o que é o Movimento Vencer e Viver. E ao longo do ano, há sempre formação", explicou a coordenadora, em declarações à Lusa.

O movimento já tem 27 anos nos Açores e atualmente conta com 20 voluntárias, 12 na ilha Terceira, onde está situada a sede do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, cinco em São Miguel e três no Faial.

Angra do Heroísmo Movimento Vencer e Viver dos Açores cancro da mama
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)