Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Luz Saúde comunica fim das convenções com ADSE

Grupo liderado por Isabel Vaz lamenta ter tomado uma decisão que irá afetar "mais de 250 mil" beneficiários.
12 de Fevereiro de 2019 às 15:45
Hospital da Luz
Hospital da Luz
Hospital da Luz
Hospital da Luz
Hospital da Luz
Hospital da Luz
A comissão executiva do Grupo Luz Saúde acaba de anunciar aos seus colaboradores o fim das convenções com a ADSE a partir do dia 15 de abril

"Apesar de todos os nossos esforços no sentido de o evitar, informamos que os hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz se veem obrigados, a partir de 15 de abril, a deixar de prestar os serviços ao abrigo das convenções celebradas com a ADSE", começa por afirmar a comissão liderada por Isabel Vaz no comunicado divulgado internamente.

O Grupo lamenta "profundamente" ter sido forçado" a tomar uma decisão que irá afetar "a vida de mais de 250 mil clientes, beneficiários deste subsistema", mas garante que "não existe outra alternativa".

A rede hospitalar justifica também com a não aplicação retroativa de regras de regularização de faturação, que considera "manifestamente ilegais".

"Os elevados padrões de qualidade e de segurança de que os hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz não prescindem no tratamento dos seus clientes são incompatíveis com os termos em que a ADSE pretende aplicar as convenções", acrescenta a missiva, recordando que esta decisão afetara mais de 250 mil beneficiários deste subsistema de saúde.

No entanto, ressalva o documento, continuarão a ser prestados vários serviços ao abrigo do regime convencionado, desde que iniciados antes do dia 15 de abril, nomeadamente o acompanhamento a grávidas, os tratamentos relacionados com doença oncológica e os cuidados de saúde de internamento.

Mantêm-se também dentro do regime convencionado todas as marcações feitas pelos beneficiários da ADSE até hoje, mesmo que se realizem depois de 15 de abril.

A rede Hospital da Luz integra 14 hospitais, 13 clínicas ambulatórias de proximidade e um centro clínico digital.
Isabel Vaz Grupo Luz Saúde ADSE Hospital da Luz questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)