Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Luzes da quadra natalícia resistem à Covid-19

Lisboa volta a apostar forte em esquema de iluminações de baixo consumo.
Diogo Torgal Ferreira 1 de Dezembro de 2020 às 01:30
Quadra natalícia em Lisboa
Quadra natalícia em Lisboa FOTO: Tiago Sousa Dias
A pesar da pandemia, as cidades portuguesas têm tudo preparado para celebrar o Natal. Mesmo com os constrangimentos sociais e económicos que o País enfrenta devido à Covid-19, a tradição ainda é o que era e, como tal, as autarquias não abdicam das iluminações de Natal. Mantém-se o brilho das luzes, mas não se realizam muitos eventos tradicionais desta quadra. E, ao contrário do que se poderia pensar, o novo coronavírus não serviu para justificar uma poupança generalizada nos orçamentos municipais para as decorações natalícias deste ano. Aliás, muitas são as autarquias que registam uma maior despesa deste ano. Ainda assim, devido à pandemia, várias são as que optaram por manter valores ou fazer cortes.

Sem surpresas, o Funchal, com um orçamento de 3, 3 milhões de euros, lidera a lista. A verba orçamentada proporciona as luzes natalícias no Funchal e o fogo de artifício das Festas de Natal e da Passagem de Ano da região autónoma. Seguem-se na lista das câmaras mais gastadoras Lisboa (800 mil); Oeiras (500 mil); Porto (395 mil); Gaia e Albufeira (ambos 330 mil euros). Deste grupo, de destacar a autarquia oeirense, que este ano vai gastar mais 150 mil euros do que em 2019. Relativamente à capital, a despesa é a mesma que a do ano passado, tal como a aposta em lâmpadas LED – 2,5 milhões espalhadas por 41 ruas, praças e outros espaços.

Faro dá prioridade à poupança e às luzes
Este ano em Faro, devido à atual situação pandémica que o País enfrenta, não haverá animação e eventos de Natal. Maior cidade do Algarve apenas manteve o investimento na iluminação de rua relativa à quadra natalícia.

Natal chegou às ruas da cidade invicta
Esta segunda-feira, a cidade do Porto acendeu as luzes da quadra natalícia. Sem árvore de Natal nem o fogo-de-artifício da Passagem de Ano, a autarquia quis que o espírito natalício estivesse na mesma presente na Invicta.

Caldas têm este ano quatro árvores
As Caldas da Rainha têm este ano 8 mil metros de luzes distribuídas por 47 ruas e conta com quatro árvores de Natal, uma de 25 metros, duas de 16 metros e uma de 12 metros, localizadas em quatro largos centrais.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários