Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Madeira: Junta de freguesia ajuda a pagar medicamentos

A Junta de Freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, Madeira, entrega esta sexta-feira a 65 famílias 2.690 euros para ajudar a custear o pagamento de medicamentos, disse à agência Lusa o seu presidente.
4 de Novembro de 2011 às 14:37
Reformados são ajudados pela Junta de Freguesia a pagar medicamentos
Reformados são ajudados pela Junta de Freguesia a pagar medicamentos FOTO: Getty Images

Da verba a disponibilizar, 2.000 euros saíram dos bolsos dos três elementos do executivo, que, desde que tomaram posse, em 2009, todos os anos, abdicam de parte da compensação monetária que auferem na junta e devolvem-na à autarquia para fins sociais.

"Decidimos pôr de parte algum do valor que recebemos ­ não dependemos financeiramente da junta, temos os nossos empregos ­ e consigná-lo para a área social", explicou Élvio Sousa, eleito pelo movimento independente Juntos Pelo Povo.

O dinheiro esta sexta-feira entregue às famílias, a primeira tranche este ano, beneficia pessoas residentes na freguesia titulares de pensões de invalidez ou sobrevivência e reformados com mais de 65 anos em situação de carência económica, isto é, desde que não aufiram mensalmente mais de 70 por cento do salário mínimo nacional praticado na Região Autónoma da Madeira.

Élvio Sousa adiantou à agência Lusa que a comparticipação, entre 25 e 75 euros anuais por agregado familiar, abrange os medicamentos adquiridos em farmácias ou em ervanárias.

"O ano passado a comparticipação chegava aos 100 euros, mas a junta, com um orçamento de 40.000 euros, teve uma redução de 10.000 euros no valor das transferências da câmara e do Estado", justificou o autarca a decisão de diminuir a comparticipação, que não se traduziu, então, no aumento do número de famílias beneficiadas.

Gaula medicamentos apoio ajuda junta de freguesia Élvio Sousa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)