Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

‘Magalhães’ para a próxima semana

Na próxima semana começam a chegar às escolas do 1º ciclo os códigos que vão permitir aos pais adquirir os computadores portáteis ‘Magalhães’, garantiu ao CM, Rui Nunes, assessor do Ministério da Educação (ME).
27 de Setembro de 2008 às 00:30
O ‘Magalhães’ é semelhante a vários portáteis distribuídos em escolas de todo o Mundo
O ‘Magalhães’ é semelhante a vários portáteis distribuídos em escolas de todo o Mundo FOTO: Nuno Veiga/Lusa

"Para a semana chegarão às escolas os primeiros códigos. Nesta primeira fase, os pais têm de falar com as escolas para estas saberem quem quer comprar os computadores. E, quanto mais depressa for identificada a procura, mais depressa será satisfeita", explicou.

O programa ‘eescolinha’, que pretende disponibilizar meio milhão de computadores portáteis a custos controlados aos alunos da escola primária, tem parceria com quatro operadoras: TMN, Vodafone, Optimus e Zon. Cabe aos pais escolher qual preferem e se pretendem ligação à Internet, que é feita através de banda larga móvel.

O CM visitou ontem os sites das operadoras e verificou que apenas a TMN dá destaque, na sua página inicial, ao ‘eescolinha’ e fornece informação sobre o tema. Os ‘Magalhães’ são grátis para alunos do escalão A da Acção Social Escolar, custam 20 euros aos do escalão B e 50 euros aos restantes alunos.

Refira-se, ainda, que fonte do Ministério das Obras Públicas esclareceu ontem que "o Governo não mantém qualquer relação contratual com a JP Sá Couto", empresa que fabrica os portáteis.

LIGAÇÃO À NET INDEFINIDA

O preço do acesso dos ‘Magalhães’ à Internet está a gerar algumas contradições. Do lado do Ministério da Educação, o assessor Rui Nunes diz que "será pago aos preços de mercado, sem condições vantajosas". Mas sublinha que está aberta a hipótese de um "esquema pré-pago que poderá ter algum desconto". E frisa que "está em discussão a hipótese de algumas autarquias suportarem o custo ,como sucedeu com as 16 onde foram entregues os primeiros 3 mil ‘Magalhães’". Já fonte oficial da TMN tem outra versão: "Vamos apresentar condições preferenciais mas não estão ainda totalmente fechadas". A Optimus veio oferecer o tarifário ‘Kanguru’. Já a ZON disponibiliza "todos os tarifários". A Vodafone diz que as tarifas ainda não estão definidas.

DICAS PARA PAIS

1.º passo

Preencher na escola um formulário onde mostra interesse em adquirir um ‘Magalhães’ e especifica qual o operador que pretende (TMN, Vodafone, Optimus ou Zon).

2.º passo

A escola entrega-lhe o número de código, necessário para a inscrição. Vai ao site www.eescolinha.pt e inscreve-se ou então, a inscrição é feita pela escola.

3.º passo

Recebe o computador em casa ou levanta-o junto do operador que escolheu.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)