Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Mais 23 idosos infetados com Covid-19 na Misericórdia de Bragança. Há 175 casos ativos

Instituição informou que "sete idosos estão a receber cuidados hospitalares".
Lusa 14 de Outubro de 2020 às 18:45
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Getty Images
O surto nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança tem mais 23 idosos infetados e já atingiu 140 dos cerca de 170 utentes, dez dos quais morreram, segundo dados atualizados hoje pela instituição.

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia informou hoje pelas 17h30, através do Gabinete de Comunicação, que há "vinte e três novos casos de utentes positivos" à infeção pelo novo coronavírus.

A instituição informa que "sete idosos estão a receber cuidados hospitalares", concretamente cinco homens e duas mulheres com média de idade de 90 anos.

A Misericórdia acrescenta que nas últimas horas registou os primeiros "três casos de recuperação" relativos a colaboradores.

Entre utentes e colaboradores, "o total de casos ativos, neste momento, é de 175", segundo ainda a informação divulgada.

O surto atingiu os três lares de idosos da Misericórdia de Bragança, localizados no complexo no centro da cidade de Bragança e onde o primeiro caso positivo, relativo a uma funcionária, ocorreu a 23 de setembro.

Os utentes e colaboradores de todas as respostas sociais da Misericórdia de Bragança foram todos testados, num total de cerca de 700 pessoas, ficando apenas de fora as mais de 300 crianças dos infantários e escola básica.

A instituição continua a receber resultados de testes, nomeadamente dos segundos já realizados aos utentes que deram negativo na primeira testagem, e que estão agora a dar positivo para a infeção.

O surto de coronavírus ficou, segundo a direção, circunscrito aos lares de idosos.

O número de funcionários em quarentena ou isolamento profilático obrigou a um reforço de pessoas com ajuda da Cruz vermelha Portuguesa que disponibilizou de forma contínua uma enfermeira e três auxiliares.

A Misericórdia continua a contar com o apoio de uma equipa cedida pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste de dois médicos, dois enfermeiros e um auxiliar.

O porta-voz, José Fernandes, informou recentemente que a instituição vai também recrutar no mercado cinco enfermeiros e seis auxiliares.

O surto nos lares da Misericórdia de Bragança é o maior desde o início da pandemia no Nordeste Transmontano.

No concelho de Bragança representa mais de metade dos casos ativos.

Todos os doze concelhos do distrito de Bragança têm atualmente casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

O distrito de Bragança aproxima-se dos 1.100 confirmados de infeção desde o início da pandemia, com 42 mortes associadas à covid-19.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários