Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Mais de 100 milhões para tratar a diabetes

Portugal gasta anualmente mais de 100 milhões de euros em medicamentos para a diabetes, afirmou ontem o secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, que se juntou à caminhada solidária pela diabetes, em Lisboa.
18 de Novembro de 2012 às 01:00
O secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, participou ontem na caminhada solidária e realizou o teste da glicemia
O secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, participou ontem na caminhada solidária e realizou o teste da glicemia FOTO: Pedro Catarino

Cerca de 400 pessoas participaram na marcha para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se realizou pela primeira vez em Portugal, num percurso de cerca de cinco quilómetros na zona do Parque das Nações.

"A diabetes é uma preocupação, pois Portugal assiste a uma epidemia da doença. Uma caminhada diária é o primeiro passo para a prevenção", disse ao CM Leal da Costa.

O objectivo da iniciativa foi sensibilizar para a diabetes e para a cegueira. "Esta marcha solidária já acontece a nível internacional, chegou agora a Portugal e veio para ficar. O balanço é muito positivo", contou ao CM Fernando Burnay, do Lions Clubes Internacional, um dos organizadores da corrida.

A par do exercício físico, os participantes fizeram dois rastreios da doença: o teste da glicemia e a medição da tensão ocular. "Realizámos 117 picadas, das quais apenas oito colheitas vão para analisar. É um bom sinal", referiu Ana Almeida, professora de Análises Clínicas.

Ana Abreu não tem diabetes, mas não deixou de realizar a caminhada. "Venho dar apoio aos que lidam com a doença", contou. A receita da iniciativa reverte para a Associação Protectora de Diabéticos de Portugal.

CAMINHADA SOLIDARIEDADE DIABETES EXERCÍCIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)