page view

Artigo exclusivo

Mais de 800 padres já foram vacinados contra a Covid-19

1400 párocos recusaram por não terem contacto direto com os utentes. Igreja diz desconhecer padres vacinados de forma indevida.

04 de fevereiro de 2021 às 01:30

1 / 2

Padre Miguel Neto, de Tavira
Padre Miguel Neto, de Tavira Direitos Reservados
Igreja
Logo Premium CM

Contactados pelo CM, alguns bispos portugueses lamentaram toda a polémica relativa à vacinação nas IPSS, lembrando que foram as autoridades que ordenaram a vacinação de utentes, funcionários e dirigentes.

O Correio da Manhã contactou o primeiro-ministro quanto ao mal-estar gerado nas IPSS e o gabinete de António Costa afirmou apenas que a diretiva enviada às IPSS fala em “profissionais e residentes em lares e instituições similares”.

O padre Lino Maia, presidente da CNIS, revelou que, em conversa com o primeiro-ministro, António Costa, “não disse para não vacinar as direções, mas também não disse assim seja”. Já o cónego Roberto Rosmaninho, que representa a CNIS em Braga, assegurou que “a diretiva referia claramente a ordem de vacinação de utentes, funcionários e dirigentes com contacto direto com o apoio aos utentes”.

Ao todo, em Portugal existem 5647 instituições de solidariedade, sendo mais de quatro mil ligadas à Igreja Católica. Destas, mais de 1150 são presididas por sacerdotes e todas têm um capelão nomeado. Ou seja, há mais de 2200 padres ligados a uma ou mais IPSS, mas 1400 recusaram a vacina.

Entretanto, continuam a avolumar-se os relatos de abusos no processo de vacinação em IPSS e misericórdias.

Envolta em polémica está, por exemplo, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, que assume ter vacinado seis mesários da instituição, “que, pelas suas funções, mantêm atividade diária na instituição, contactam com utentes e gerem colaboradores das áreas de saúde e idosos”. O provedor Nuno Reis, que não recebeu a vacina, recusa qualquer irregularidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8