page view

Mais de metade da população adulta com excesso de peso ou obesidade

INE recordou que em 2022 o excesso de peso afetava 37,3% da população com mais de 18 anos e a obesidade 15,9%.

03 de março de 2025 às 13:42

Mais de metade da população adulta em Portugal tinha excesso de peso ou obesidade em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira.

Na véspera do Dia Mundial da Obesidade, o INE recordou que em 2022 o excesso de peso afetava 37,3% da população com mais de 18 anos e a obesidade 15,9%.

"A prevalência de obesidade era semelhante para ambos os sexos e afetava sobretudo as pessoas a partir dos 45 anos (19,3%), bem como a população com escolaridade até ao ensino básico (21,5%)", sublinhou o Instituto.

A população com obesidade avaliava o seu estado de saúde como desfavorável com maior frequência (21,6%) do que a restante (13,2%), apresentando também mais dificuldade em caminhar ou subir escadas sem ajuda e em assegurar os cuidados pessoais.

Mais de metade (60%) da população adulta com obesidade sofria de doença crónica ou problema de saúde prolongado.

"A prática regular de exercício físico é mais frequente na população em geral do que na população com obesidade", refere o INE.

A prevenção da obesidade poderia evitar as principais doenças crónicas das sociedades modernas, em que mais de metade das pessoas é obesa, alertou a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, numa posição divulgada por ocasião da efeméride que se assinala na terça-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8