Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Mais de quatro milhões para luzes de Natal

Autarquias decoram ruas para incentivar comércio.
Cláudia Machado e Francisca Genésio 25 de Novembro de 2017 às 10:18
Luzes de Natal em Lisboa
Decoração de Natal, no Porto
Luzes de Natal em Lisboa
Decoração de Natal, no Porto
Luzes de Natal em Lisboa
Decoração de Natal, no Porto
Falta precisamente um mês para o dia de Natal e há já vários municípios iluminados com as típicas decorações da época, numa aposta dupla para atrair turistas e incentivar as compras no comércio local. Mas a grande maioria das autarquias ainda prefere não se antecipar a dezembro na inauguração das luzes natalícias.

Este ano, o orçamento cresceu ligeiramente - cerca de seis mil euros - e pelo segundo ano consecutivo ultrapassa os quatro milhões de euros.

O valor é inflacionado sobretudo pelo orçamento do Funchal, na Madeira, que este ano cortou no investimento e onde o Natal e o Ano Novo significam um forte afluxo de turistas. Lisboa decidiu reduzir a verba a aplicar nas decorações e o Porto optou por um ligeiro aumento.

Por todo o País, multiplicam-se as iniciativas para assinalar a época. Em Óbidos, a Vila Natal abre portas no dia 30 de novembro e encerra no último dia do ano.

No Barreiro, o Parque da Cidade recebe a partir de 1 de dezembro uma pista de gelo. Portimão, que inaugurou ontem as iluminações, faz o maior investimento dos últimos cinco anos e promove uma feira de artesanato e produtos regionais.

A ‘Leiria, Cidade Natal’ também está de regresso, com pista de gelo, exposição de presépios e um comboio alusivo à época. Já Guimarães inaugura as decorações hoje e terá uma árvore de Natal no Largo do Toural.
luzes natal milhões autarquias comércio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)